Jacareí: Peça teatral provoca reflexão sobre dependência química
sexta-feira, 23 de novembro de 2012Uma apresentação de teatro mostrando a realidade da dependência química na juventude lotou o auditório da Secretaria da Educação, em Jacareí, na noite da última terça-feira, dia 20. Apeça “Ainda” foi exibida para famílias atendidas pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
O tema despertou o interesse de vários setores da sociedade, incluindo representantes das secretarias de Educação e Saúde, além de entidades assistenciais da cidade.“Foi uma oportunidade de falar sobre as drogas em uma proposta diferente, trabalhando temas que a gente discute diariamente, por meio de uma linguagem lúdica”, comenta a secretária de Assistência Social, Vera Lino.
O espetáculo apresentou a vida de um jovem dependente de drogas e fez um alerta sobre a importância do diálogo entre pais e filhos. “O relacionamento humano mostrado na peça surpreende as pessoas e provoca uma grande reflexão. A peça foi idealizada para mobilizar a sociedade a debater o tema da dependência química de forma aberta”, comenta José Scavazzini, ator e produtor. Com direção de Marcos Caruso, a peça faz parte do Projeto Cidadão, que leva o teatro até a comunidade em espaços e horários alternativos.
Após a apresentação os atores Ailton Rosa, Antônio Carlos de Niggro, Carlos Mariano e José Scavazzini participaram de um bate-papo com a plateia, oportunidade para que diversas pessoas retrataram suas histórias e comentaram a importância da discussão do tema. “Passei por isso: fiquei internada durante três meses.
A peça retrata a realidade, me tocou bastante. Por isso pretendo multiplicar minha experiência para outras pessoas, como um incentivo”, disse Juliana (nome fictício – a jovem é atendida pelo acolhimento institucional de adolescentes da Prefeitura de Jacareí).
Fonte: R3