Empresas fecham e demitem quase 400 trabalhadores em Jacareí
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013Duas empresas na cidade de Jacareí vão encerrar as atividades. A Sadefem e a Cameron vão demitir, juntas, quase 400 trabalhadores.
A Sadefem, fábrica de torres de transmissão de energia e plataformas para extração de petróleo, enfrenta dificuldades financeiras desde o ano passado. A empresa será fechada neste mês.
Desde outubro os funcionários começaram a ter os salários atrasados e decidiram entrar em greve em dezembro.
A tensão se ampliou quando o grupo decidou acampar na unidade. Segundo o sindicato, beneficíos como o FGTS e o INSS não eram depositados há cinco anos. Os funcionários afirmarm que vão continuar acampados até receberem os direitos.
Uma reunião entre representantes da empresa e do sindicato foi realizada nesta terça-feira (26), onde a Sadefem se comprometeu a pagar os salários atrasados e benefícios até a próxima quinta-feira (28). A empresa propôs ainda pagar as verbas rescisórias em dez parcelas, mas a proposta foi negada pelos funcionários. Uma nova reunião foi agendada para março.
A Sadefem informou que vai manter em Jacareí apenas os serviços administrativos.
A Cameron, que fabrica peças para plataformas de petróleo dispensou neste mês 50 funcionários. Segundo o sindicato, a empresa ofereceu além das verbas rescisórias, um abono de três salários. A proposta foi recusada e os operários pedem um abono de 10 salários além de manutenção dos planos médico e odontológico e vale-refeitção por um ano.
Fonte: G1