Prefeito de Jacareí abre curso Defensores da Cidadania e destaca importância da participação popular
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011O prefeito Hamilton Ribeiro Mota fez a abertura, na segunda-feira (7), da 10ª edição do curso Defensores da Cidadania, na Sala Mário Lago, destacando a importância da participação da comunidade no evento, que tem o objetivo de difundir o conhecimento, construir a cidadania e despertar lideranças no município.
“Mais de 800 pessoas passaram por este curso desde 2002 e isso mostra que esta experiência é boa e vocês podem ajudar a melhorar ainda mais”, disse o prefeito, lembrando que “o objetivo principal do curso é desenvolver o conhecimento sobre diversos temas que rondam nossa vida, para termos um maior entendimento do meio em que vivemos”.
Hamilton ressaltou que a participação da comunidade no curso Defensores da Cidadania é uma oportunidade de se construir uma nova relação com um grupo de pessoas que conhecerá melhor o funcionamento Estado brasileiro e, consequentemente, passará a conhecer melhor o seu próprio município.
“O desafio deste curso é fazer com que todos sejam melhores cidadãos jacareienses, mais conhecedores de seus direitos. No Simpósio de Educação (realizado na última semana, para professores da rede municipal), eu disse que temos vários desafios, mas temos que fazer com que nossa sociedade cresça junto. E fazemos isso nos transformando.
Fazer cursos é uma forma de nos transformar”, afirmou o prefeito. “Temos não só que instruir, mas educar as pessoas. Quando conhecermos melhor o povo que aqui vive e a cidade em que moramos, vamos poder crescer mais e colaborar mais”, concluiu Hamilton.
A abertura do curso foi realizada na Sala Mário Lago, local onde as aulas serão realizadas no mês de fevereiro – dias 7, 14, 21 e 28 –, devido a serviços de manutenção no auditório do Paço Municipal.
O curso, promovido pela prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social, vai até 4 de julho, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h. Os participantes que tiverem no mínimo 75% de frequência receberão certificados. As inscrições ocorreram em janeiro, para cidadãos acima de 16 anos.
As aulas são ministradas por diversos profissionais voluntários, como delegados de polícia, advogados, servidores públicos, educadores, médicos e assistentes sociais. Entre outros, os temas que serão tratados no curso são Organização do Estado; Assistência Jurídica e Ética; Meio Ambiente e Direito Ambiental; Direito Trabalhista; Direito Previdenciário; Direito da Mulher; Assistência Social: Política de Direitos; Direito à Saúde; Direito à Educação; ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente; Questão Racial; Conselhos Municipais – Criança e Adolescente, Idoso, Assistência Social e Pessoa com Deficiência; Direito do Consumidor e Constituição Federal.
“Já fiz o curso há alguns anos e foi muito importante. Aprendi muito e me atualizei. Agora farei de novo para ficar atualizada, pois conhecimento ninguém tira da gente”, disse Helenice Maria Salgado, 47 anos, auxiliar administrativa, moradora do Parque Santo Antônio.
Além de participar, Helenice ainda trouxe uma amiga. “Vim fazer o curso de tanto a Helenice falar que é bom. Agora vou conferir e também me atualizar”, disse Isabel Cristina Pacheco, 45 anos, pensionista militar, moradora do Jardim do Vale.
Fonte: Prefeitura de Jacareí
Mais notícias sobre Jacareí:
- Disponível novo serviço de informações online sobre multas ?em Jacareí
- Jacareí: 25ª Corrida Pedestre esgota inscrições em apenas meia hora ?
- Educação recebe inscrição para turmas de alfabetização em Jacareí
- Obras no trevo da Via Dutra fecham acesso a Jacareí nesta segunda-feira
- Escolas estaduais de Jacareí voltam às aulas hoje