Alckmin promete resolver falta de efetivo na Polícia Civil de Jacareí
quarta-feira, 10 de julho de 2013Em visita ao Vale do Paraíba no último sábado (8), o governador Geraldo Alckimin (PSDB) prometeu resolver o problema da falta de investigadores na Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jacareí. A cidade lidera o ranking da violência no Vale do Paraíba com 35 homicídios de janeiro a maio deste ano, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública.
A delegacia, que concentra os homicídios e casos de maior repercussão em Jacareí conta com apenas três investigadores para atender mais de 100 inquéritos em andamento desde 2011 – 50 deles são casos de assassinato. A média é de um homicídio esclarecido a cada oito casos.
Entre as medidas anunciadas para tentar solucionar o problema, o governador prometeu remanejar investigadores de outras delegacias do Estado, convocar candidatos remanescentes de concursos públicos e abrir um novo processo de seleção para o preenchimento de vagas.
“Nós vamos verificar imediatamente nesta semana conseguimos alguns investigadores para fazer uma transferência. Depois vamos ampliar e preencher as vagas chamando remanescentes e abrindo novos concursos públicos”, disse Alckmin.
O aumento do efetivo é necessário, já que cidades do mesmo porte de Jacareí, que tem 211 mil habitantes, tem um número de investigadores bem maior. Marília, com 214 mil habitantes, tem 12 investigadores e Americana com 209 habitantes, tem 6.
Apesar de não dar prazo para que o problema seja resolvido, Alckmin pediu aos assessores para que entrassem em contato com o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella, na ocasião, para que ele providencie uma solução imediata para a falta de investigadores em Jacareí.
Fonte: G1