Comissão de saúde quer identificar casos de violência em Jacareí
quinta-feira, 5 de maio de 2011Os membros da comissão de Saúde da prefeitura de Encontra Jacareí estão visitando as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para orientar os funcionários e agentes de saúde sobre como proceder no atendimento a vítimas de violência doméstica.
De acordo com a psicóloga e membro da comissão de saúde, Lizandra Teodoro de Azevedo, as visitas estão sendo realizadas com a intenção de oferecer um suporte e esclarecer dúvidas dos funcionários e agentes a respeito do procedimento correto para o atendimento de vítimas de violência.
“As conversas com agentes e funcionários da saúde ajudam a aprimorar o atendimento que já é realizado nas unidades. Trata-se de uma troca de experiências: a orientação contribui para que os agentes possam identificar os casos de violência e, se necessário, encaminhem os casos a outros órgãos competentes.”
Lizandra explica que o primeiro atendimento deve ser realizado pelo médico, e se existir suspeita de violência doméstica o caso deve ser encaminhado à comissão de saúde ou a outros órgãos como o Conselho Tutelar e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
Segundo a psicóloga, a maior dificuldade enfrentada atualmente pela comissão é a falta de notificação dos casos. “Sem a notificação a comissão não consegue identificar, de uma maneira precisa, em que situações a violência ocorre”, afirmou. As principais vítimas de violência são crianças, idosos e mulheres. Todas as UBSs serão visitadas pela comissão.