Jacareí (SP) tem o primeiro casamento civil gay do país
quarta-feira, 29 de junho de 2011Em cerimônia que não durou mais do que 15 minutos, o comerciante Luis André de Souza Moresi e o cabeleireiro José Sergio de Souza Moresi realizaram nesta terça-feira (28) na cidade de Jacareí, no interior de São Paulo, o primeiro casamento civil de homossexuais no Brasil.
O documento foi obtido após o casal conseguir na Justiça converter sua união estável em casamento civil. A decisão do juiz Fernando Henrique Pinto, da 2ª Vara da Família e das Sucessões, levou em conta o artigo 226 da Constituição Federal e foi apresentada na segunda-feira (27).
Com isso, eles passam a adotar o mesmo sobrenome e desfrutar de todos os direitos de uma união civil convencional. Segundo José Sérgio, o casamento reconhecido oficialmente vai proporcionar maior tranquilidade ao casal.
– É um sonho de fada que se realiza.
A data coincide com o Dia Mundial do Orgulho LGBT. Luiz André Rezende Sousa Moresi e José Sergio Sousa Moresi vivem juntos há oito anos e entraram com o pedido de conversão no dia 6 de junho, após o STF (Superior Tribunal Federal) reconhecer a união estável homoafetiva.
De acordo com Luiz André, não haverá comemoração, que será deixada para o aniversário de dez anos da união do casal. Alguns membros da ONG da qual é presidente, que promove a Parada Gay do Vale do Paraíba, estariam no local para celebrar a decisão.
Segundo a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), este é o primeiro casal gay a ter o casamento reconhecido no Brasil.
Fonte: R7
Mais notícias sobre Jacareí:
- Sesi em Jacareí oferece vagas para curso gratuito de informática
- Jacareí abre inscrições para o Mapa Cultural Paulista
- Homem é preso durante assalto a restaurante em Jacareí
- Jovem leva dois tiros na cabeça em Jacareí e é internado em estado grave
- Prefeitura de Jacareí atualiza valores e IPTU sobe 5,39% em 2011