Jacareí: Moradores do bairro Vila Branca sofrem com assaltos e furtos
sexta-feira, 23 de março de 2012Portaria, muros altos e cercas elétricas. Mesmo com toda essa estrutura, os moradores dos condomínios fechados ficam inseguros. Em guia Jacareí, no bairro Vila Branca, todo esse sistema não está garantindo a segurança da população. Em um dos condomínios do bairro, foram dois roubos em menos de uma semana.
A família de Eduardo Sampaio deu sorte. Havia saído para comemorar o aniversário dele quando os ladrões agiram e os bandidos não encontraram ninguém em casa. Os bandidos entraram na residência por um muro e conseguiram tirar parte da cerca elétrica sem estourar o arame. Quando a família voltou para a casa, tudo estava revirado.
“Nós conversamos com nossos vizinhos, que não viram nenhuma movimentação estranha. O condomínio não detectou na segurança qualquer invasão, por isso eu acredito que não funcionava a cerca elétrica”, conta Sampaio, que disse que foi morar no local em buscar de segurança para os filhos.
A mata fechada que fica nos fundos do quintal da casa pode ter facilitado a ação dos criminosos. Eles roubaram televisores, computadores, roupas e jóias. Mas para os moradores o maior prejuízo foi o medo.
Fora dos condomínios a insegurança é ainda maior. Em fevereiro deste ano, nós estivemos no bairro Vila Branca para mostrar que os moradores estão com medo de sair de casa.
Os comércios são roubados constantemente. Terrenos baldios e casas em construção facilitam a ação dos bandidos que têm onde se esconder.
O que diz a polícia
Na ocasião, nossa equipe até encontrou uma base móvel da Polícia Militar no bairro, mas os moradores disseram que a presença não era constante. Agora PM disse que reforçou a segurança no bairro.
“Nós intensificamos o policiamento na área. Uma base comunitária foi colocada e por conta disso, nós verificamos que diminuiu o índice de crimes na região”, afirma a tenente da Polícia Militar, Angélica Alves.
A polícia civil também age para esclarecer os casos de roubo no condomínio. “Nós acreditamos que não seja uma quadrilha. O autor destes delitos certamente está recebendo informações privilegiadas para entrar nesses condomínios.”, disse o Dr. Talis Prado.
A Polícia Militar disse, também, que não pode fazer rondas dentro dos condomínios, porque eles são áreas particulares. Por isso, a PM só vai até esses locais quando a empresa de segurança ou os moradores fazem um chamado.
Sobre a reclamação dos moradores, que a segurança teria falhado, a empresa responsável disse que a cerca elétrica é apenas um acessório e necessita de um complemento de alarme monitorado para ficar mais seguro.
Fonte: VNews