Crise na Sadefem pode deixar 300 sem emprego em Jacareí
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012Trabalhadores da Sadefem, em Jacareí, correm o risco de perder o emprego. A empresa passa por uma crise financeira há meses e pode demitir cerca de 300 trabalhadores.
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, desde o começo de dezembro não há matéria-prima na empresa, que produz torres de energia.
“A empresa não põe matéria-prima, cortou a luz, tirou transporte dos trabalhadores e fechou o restaurante”, disse José Donizetti de Almeida, diretor da instituição.
Com as dificuldades, os trabalhadores têm se revezado em turnos e feito vigília dentro da empresa. Segundo o sindicato, a mobilização dos trabalhadores é motivada pelo atraso no pagamento dos salários, pelas irregularidades no convênio médico, que estaria cortado, e pela falta de recolhimento do INSS. “A primeira coisa que a empresa fala é que é culpa do governo, que não sabe o que quer, e joga a culpa no governo, nos projetos que estão enrolados, muita burocracia, afirmou Almeida.
A crise na Sadefem já se arrasta há meses. Em junho deste ano funcionários fizeram uma paralisação de 45 dias e alguns chegaram a dormir dentro da fábrica. Os motivos da greve eram os mesmos: falta de pagamento dos salários e dos direitos.
O metalúrgico José Carlos de Lima, que trabalha na empresa há 12 anos, vive a incerteza com relação ao futuro. “Como a empresa não se define, não fala se vai fechar ou investir, os trabalhadores não têm resposta para as esposas. Vai lá, trabalha ou fica na fábrica, mas não tem dinheiro, não sabe o que está acontecendo”, afirmou.
A empresa foi procurada, mas até a publicação da reportagem não havia se manifestado sobre o assunto. Para tentar amenizar o dramas das famílias, o sindicato disse que irá percorrer vários bairros da cidade em uma campanha para arrecadar alimentos para os trabalhadores.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Jacareí:
- Handebol de Jacareí tem jogos em três modalidades neste domingo (17)
- Jacareí realiza campanha Volta às Aulas nas escolas municipais
- Prefeitura de Jacareí vai absorver serviços prestados pelo CAC
- Suspeita de bomba em imóvel de Jacareí mobiliza a polícia
- Doentes crônicos de Jacareí estão convocados a tomar vacina contra a gripe