Estação de Tratamento em Jacareí recebe paisagismo e obras avançam
quinta-feira, 25 de abril de 2013A maior obra de saneamento da história de Jacareí, o Projeto Turi Limpo, está avançando nesta fase final de ligação dos coletores-tronco, tubulação que leva o esgoto para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). O paisagismo na ETE está adiantado e todos os prédios, incluindo os tanques e o auditório, já estão prontos.
As quatro estações elevatórias de esgoto (EEE) – Jardim Pitoresco, Aliança, Santos Dumont e Final (Jardim São José) – em construção na cidade de Jacareí abrigam conjuntos de equipamentos (moto-bombas e tubulações) que serão responsáveis pelo transporte dos resíduos de um ponto para outro, até o destino final na ETE Central.
Na rodovia Nilo Máximo, outra frente de trabalho segue com a implantação de mais coletores. O trecho em obra terá 215 metros nesta primeira etapa, e está em frente ao piscinão do Jardim Pitoresco. O trecho receberá um total de sete PVs (poços de visita – pontos onde é possível inspecionar a rede).
Turi Limpo — O projeto Turi Limpo, em fase final, beneficia não apenas os moradores de Jacareí, mas todos que dependem do rio Paraíba do Sul – uma população de 14,2 milhões de pessoas que vivem em 180 municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Ao eliminar o esgoto do Turi o nível de oxigênio no Paraíba será elevado. O córrego Turi é o principal afluente do rio Paraíba na área urbana de Jacareí e recebe 50% do esgoto doméstico da cidade (mais de 100 mil moradores). É formado por um conjunto de 13 nascentes e sua bacia tem área total de 102 km².
O projeto tem investimento total de R$ 112 milhões, incluindo recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. A obra elevará de 20% para 70% o índice de coleta e tratamento de esgoto.
Serão ao todo 19 quilômetros de tubulações, além de quatro estações elevatórias e o sistema de drenagem para o corredor João Américo/Tiradentes. A área total de mais de 38 mil m² da ETE Central, na região do Parque dos Sinos, contempla um auditório com recursos multimídia que será utilizado para projetos de educação ambiental com estudantes e comunidade em geral.
Fonte: R3
Mais notícias sobre Jacareí:
- Vereadores de Jacareí também querem revogar aumento de salários
- Jacareí: Moradores do bairro Igarapés aguardam asfalto há mais de 36 anos
- Foragido da P2 de Tremembé é preso após roubar carro em Jacareí
- Jacareí: Parque Santo Antônio tem blitz educativa com agente de trânsito mirim
- Jacareí: Operação Cata-Treco atende moradores do Nova Jacareí neste sábado