Exposição em Jacareí resgata influência africana no artesanato da região
terça-feira, 12 de novembro de 2013O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba abre as portas para a exposição Projeto Origens, que resgata a influência africana na cultura dos habitantes do Vale e Litoral Norte.
O diretor de Preservação da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, Alberto Capucci, explica que a exposição é fruto do trabalho de um grupo de artesãos de Caraguatatuba. “Eles fizeram uma pesquisa em sítios arqueológicos do Litoral Norte para descobrir a influência dos africanos no artesanato local. E, a partir da pesquisa, desenvolveram vários tipos de peças que revelam a linguagem da cerâmica e do batique sob a influência da cultura africana.” A pesquisa no Litoral Norte foi realizada sob a orientação do artista plástico Ben Hur Vernizi, de Caraguatatuba.
As peças de cerâmica são de Angla Maria Nunes, Carlo Cury, Claudia Canova, Fernando Fuentes, Lilian Zucca, Maria D’Armico e Zandoná. Os batiques são de Carla Terra.
Serviço – O Museu de Antropologia fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábado e domingo, das 11h às 17h. Entrada gratuita. O Museu fica na rua XV de Novembro, 143, Centro – Jacareí.