Fiscalização flagra ambulante sem licença vendendo cigarro em Jacareí
quarta-feira, 8 de junho de 2011A Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Jacareí flagrou na tarde desta segunda-feira (6) um ambulante sem licença comercializando cigarros com suspeita de falsificação. Mais de 100 fardos foram recolhidos pelos fiscais.
De acordo com o Diretoria de Fiscalização e Posturas, o ambulante irregular estava vendendo o produto na rua Senador Joaquim Miguel, próximo ao Banco do Brasil, e escondia a mercadoria em um estacionamento próximo. A Fiscalização chegou até o vendedor clandestino por meio de denúncia anônima.
O ambulante já teve sua licença cassada anteriormente pela prefeitura e foi multado. A prefeitura orienta que todo ambulante precisa de licença para trabalhar legalmente na cidade.
O caso será encaminhado para a Polícia Civil por se tratar de suspeita de contrabando e de produto falsificado.
A prefeitura conta com a colaboração da comunidade para denunciar ocorrências desse tipo – basta acionar a Fiscalização pelo telefone 3955-1918. Não é preciso se identificar.
Prejuízo à Saúde – Está comprovado que o cigarro comum, vendido comercialmente, é prejudicial à saúde e pode causar diversas doenças graves, inclusive o câncer.
A médica do Ambulatório de Infectologia da prefeitura, Ana Cristina Zagatto Vilela, explica que os riscos ao consumir cigarros de fabricação duvidosa podem ser ainda mais elevados.
“O cigarro em si já é extremamente prejudicial. Se fabricado em fundo de quintal, sem obedecer nenhuma regra ou norma técnica de nenhum país, as substâncias tóxicas podem estar em níveis muito mais elevados. O prejuízo para a saúde pode ser muito maior, tanto para quem fuma, quanto para quem está inalando a fumaça ao redor”, disse a médica.
Fonte: Prefeitura de Jacareí