Horta comunitária em Jacareí ganha prêmio de educação ambiental
terça-feira, 19 de março de 2013Uma horta comunitária do bairro Rio Comprido em Jacareí recebeu o prêmio de Educação Ambiental do Estado de São Paulo. O reconhecimento deve fazer com que o espaço que atualmente conta com alimentos, passe a cultivar também plantas medicinais.
O objetivo é fazer com que os moradores aproveitem tudo o que as espécies das plantas podem oferecer, além de manter as famílias ocupados e trabalhando em cooperação.
Tudo começou há 23 anos quando o aposentado Francisco Silva começou a cuidar do espaço, plantando frutas e verduras, como frutas e quiabos. Mas há dois anos, a horta virou comunitária e a comunidade começou a cultivar plantar e a dividir tudo o que era produzido.
De acordo com a diretora do meio ambiente, Isabel Lavendowski, além de colher os alimentos o mais importante é que os moradores trabalhem juntos. “A gente tem oito líderes e cada líder cuida e tira um pedaço da área, junto com a família. Mas do que colher uma cenoura, um alface, a gente quer colher esse trabalho de cooperação”, explicou.
“Não é apenas um canteiro novo é todo um trabalho junto com a Secretaria de Saúde e de orientação no sentido da utilização destas plantas medicinais”, disse a diretora do meio ambiente. Para os moradores é gratificante comer as verduras que eles mesmos plantam. “É plantado pela mão da gente, colhido pela gente, isso é uma beleza na cidade de Jacareí. Sentimos aquele prazer de estar comendo e de fazer aquilo que a gente gosta”, disse Francisco Silva.
Fonte: G1