Jacareí: Declarações do vereador Dario Burro podem render punições
quarta-feira, 10 de agosto de 2011Um contra todos. Declarações do vereador Dario Burro (DEM), de Encontra Jacareí, deixaram os professores indignados. Ele fez críticas fortes na internet, disse que os professores são inúteis. A repercussão não foi nada boa e a polêmica foi parar na Câmara da cidade.
O diretor do Sindicato dos Professores, Roberto Mendes, pediu a palavra e expôs no Plenário durante 15 minutos a indignação da categoria. O discurso é para rebater declarações feitas pelo vereador Dario Burro.
A polêmica começou na internet. Entre outras frases, o parlamentar disse que “professores adoram palestras nas escolas! Assim eles não precisam dar aulas.” Disse ainda que os professores são realmente inúteis.
Nesta terça-feira (9), o vereador voltou a criticar a categoria em uma rede social da internet. E a maioria dos comentários era contra o parlamentar. “Isso, no nosso entendimento é calúnia, é difamação. Então, ele deve responder pelo o que ele fala, ele é um homem público”, disse Roberto Mendes.
Na Câmara até o momento não há nenhuma representação contra o vereador. Se isso for feito, o pedido será analisado pela Comissão de Ética e ele pode sofrer punições. “São quatro situações: primeiro a denúncia oral; segundo, um requerimento verbal; terceiro uma suspensão temporária do mandato; e por último, a cassação ou a perda do mandato”, explicou o presidente da Comissão de Ética da Câmara, professor Marino.
Na sessão da Câmara, o vereador comentou a polêmica, disse não se arrepender dos comentários que fez e que acredita ser livre para expor suas opiniões. “Eu estou sendo sincero e ninguém espera sinceridade das pessoas, quanto menos os políticos”, disse o vereador.
Mas, caso alguém se sinta ofendido a discussão pode virar caso de polícia. Se for denunciado o vereador deve responder criminalmente pelas declarações. “Em tese, poderá configurar crime de injúria pela forma como ele fez essas declarações ofensivas, genéricas a uma categoria profissional dos professores”, explicou o delegado Roberto Martins.
Nesse tipo de crime de injúria, o culpado pode pegar até seis meses de detenção. O sindicato dos professores informou que ainda não fez uma representação na câmara porque antes vai se reunir e decidir que medidas tomar nesse caso.
O vereador se defende, novamente atacando os professores. “Eu não tenho essa preocupação e creio que isso não procede. Mas, isso também demonstra o perfil autoritário do professor. Toda vez que ele é contrariado, ele quer punir quem o contraria de alguma maneira. Dentro da sala de aula, levando para a diretoria ou reprovando e fora da sala de aula levando para a delegacia ou Judiciário”.
Fonte: VNews
Eu gostaria de ficar de frente com esse tal de Dario Buerreno e perguntar pra ele se trocaria a jornada do professor por a dele, e se por acaso ele poderia passar pelo menos algumas horinhas numa sala com 30 alunos diferentes, com históricos diversificados onde as famílias se encontram totalmente desestruturadas; e é ele o PROFESSOR quem faz o papel de pai, de mãe, de psicólogo, de enfermeiro , de ouvidor, bla bla bla bla…
Que tal senhor Dario Bueno fazer uma troca com um dos nossos colegas de Jacarei?
Não se esqueçam deste nome nas próximas eleições!!!!!!!!!!
Não vote mais neste cara!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Realmente, nós professores só pensamos NO SALARIO DE VOCÊS VEREADORES. Como podem ganhar tanto e não fazer nada, aliás fazem sim, perseguem as pessoas que fazem!!!!!!!!!!!!!!!
É lógico que toda regra tem excessão, neste caso raríssimas excessões.