Jacareí: Lian Gong completa 10 anos com evento no Parque da Cidade
terça-feira, 13 de setembro de 2011No Vale do Paraíba, Jacareí é precursora na difusão da ginástica terapêutica Lian Gong (pronuncia-se “lham cum”). O trabalho, que começou a ser desenvolvido pela Prefeitura guia de Jacareí em 2001, completa uma década no próximo domingo (18), com evento especial no Parque da Cidade – avenida. Engenheiro Davi Monteiro Lino –, das 9h às 13h.
A professora de educação física responsável pelo Lian Gong na cidade, Isabel Cassal, e a mestre Eliete Ramos, de Santo André, farão demonstrações da ginástica e falarão sobre os benefícios para o corpo e a mente, em evento aberto à toda população. O evento contará ainda com apresentação de taiko (tambores japoneses) e exposição das artes marciais taekwondo, kung fu e tai chi chuan.
Eliete é formada em artes marciais e especializada na ginástica chinesa. A mestre aprendeu a prática do Lian Gong diretamente com o criador da técnica, o médico ortopedista chinês Zhuang Yuan Ming, de Shangai.
Em quatro locais onde há aulas abertas de Lian Gong há participação total de cerca de 200 pessoas em Jacareí. Os grupos farão uma demonstração coletiva no evento.
Ginástica terapêutica – O Lian Gong é uma ginástica terapêutica chinesa que trabalha e trata as dores no corpo em geral. De acordo com a professora e multiplicadora do Lian Gong em Jacareí, Isabel Cassal, a técnica “ajuda na prevenção de doenças, proporciona o equilíbrio emocional e físico do praticante, além de atuar nos problemas respiratórios”.
“No Lian Gong, quando começa uma turma, ela dificilmente acaba porque é uma ginástica que mostra a sua terapia, os seus resultados e benefícios. Não tem contraindicação, e pessoas de qualquer faixa etária podem praticar”, disse Isabel.
A Prefeitura está capacitando outros três professores de educação física, desde o ano passado, para assumir novas turmas a partir de 2012 e levar mais qualidade de vida para a população. A técnica possui 72 movimentos que a cada ano podem sofrer mudanças, de acordo com os estudos feitos na China e que contam com colaboração de mestres do mundo todo.
Aulas – As aulas abertas de Lian Gong acontecem às segundas e quartas-feiras, a partir das 7h20, no Parque dos Eucaliptos; às terças e quintas-feiras, a partir das 7h30, no Espaço Liberdade; e às 7h de sexta-feira no Parque da Cidade. A partir desta quinta-feira (15), às 18h, uma nova turma será aberta no EducaMais Espaço Parque Santo Antônio.
Também são ministradas aulas no Centro de Convivência do Idoso – Viva Vida, apenas para pessoas acima dos 60 anos. As aulas acontecem às quartas e sextas-feiras, às 8h15.
História – O Lian Gong foi criado em 1974 pelo médico ortopedista chinês Zhuang Yuan Ming como uma técnica de exercícios para prevenir e tratar de dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural. Ming se inspirou em outras sequências tradicionais de exercícios terapêuticos chineses, entre eles o Ba Duan Jin (exercícios dos Oito Brocados da Seda), o Jogo dos Cinco Animais e o Yi Jin Jing (exercício dos camponeses).
A prática do Lian Gong se fundamenta nos mesmos conceitos básicos da medicina tradicional chinesa que fundamentam a massagem Tui Na, a acupuntura, a fitoterapia chinesa e o Qi Gong: o Qi, os meridianos e a relação yin e yang.
Fonte: Prefeitura de Jacareí
Mais notícias sobre Jacareí:
- Mulher tem quadrigêmeas em hospital de Jacareí
- Jacareí conquista 7 ouros em Olimpíada Astronomia e Astronáutica
- Jacareí: Centro de Convivência do Idoso inicia 14 cursos e oficinas
- Jacareí ganha primeira estação de monitoramento automático da qualidade do ar
- Vereadores de Jacareí também querem revogar aumento de salários