Jacareí: Morador de bairro sem rede de água cai em poço de 12 metros
quinta-feira, 13 de outubro de 2011O problema de um bairro da zona rural da cidade Jacareí, que não tem rede de água, é antigo. E como o caminhão pipa deixa os moradores na mão, alguns resolveram cavar um poço. Nesta quarta-feira (14 ) um morador caiu no buraco.
João, de 57 anos, ficou mais de uma hora nesse poço que tem cerca de 12 metros de profundidade. Depois do susto e de receber os primeiros socorros, ele contou como foi o acidente. “Eu terminei de cavar o poço, e hoje eu queria colocar a tampa. Coloquei uma madeira em cima, e fui ver se estava firme, porque eu amarrei a bomba na madeira. Foi quando um rapaz perguntou se a madeira ia aguentar o peso, então eu forcei a perna com o meu peso, e a madeira escapou, e eu cai”.
Imagens feitas por um vizinho mostram o momento do resgate. O Corpo de Bombeiros contou com a ajuda dos moradores do bairro Veraneio Irajá. “O resgate não foi tão simples, nós tivemos que montar um sistema com tração de polias e cordas, mas a população também ajudou bastante”, explica o sargento do Corpo de Bombeiros, Hamilton Machado.
A família de João cavou o poço no terreno da casa porque o bairro não tem água encanada. Dois caminhões pipas deveriam abastecer o Veraneio Irajá regularmente, mas segundo os moradores isso não acontece.
Na semana passada, a equipe de reportagem esteve no bairro porque há 17 dias eles não recebiam a visita do caminhão pipa, e mostramos o João cavando o poço no quintal da casa dele. As caixas d´água estavam secas, e para beber e cozinhar contavam com a ajuda de vizinhos.
O problema é que a maioria dos moradores depende do abastecimento que deveria ser feito pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto, o SAAE. ”Antigamente o caminhão de abastecimento vinha toda terça e quinta-feira, e agora não vem mais. Recentemente eles vieram só porque vocês mostraram na reportagem o nosso problema, se não nós estaríamos passando sede ainda”, conta um morador.
O senhor João quebrou a perna e teve ferimentos no braço e na cabeça.Segundo o SAAE, o caminhão pipa passou no bairro no sábado, dois dias depois que nós mostramos a situação dos moradores, e não voltou mais. Hoje o SAAE informou que o caminhão deve retornar ao bairro na próxima quinta-feira (13).
Fonte: VNews