Jacareí: Moradores do Jardim Jacinto reclamam que bairro vizinho quer fechar acesso para criar condomínio
quinta-feira, 29 de setembro de 2011Quem não quer morar em um condomínio fechado, com segurança e privacidade? Mas para isso existem locais construídos com essa finalidade. Não é permitido sair por aí fechando os acessos aos bairros. Só que foi exatamente isso que aconteceu no Jardim Siesta, em Jacareí. Os bairros vizinhos, é claro, não gostaram nem um pouco.
A rua Uruguai tem pouco mais de 50 metros. Mas virou um problemão para os moradores do Jardim Jacinto. Era por esse caminho que eles seguiam para o centro da cidade Jacareí com mais facilidade. Na última semana, ela se transformou em uma via de mão única – agora só vai sentido bairro. A prefeitura chegou a colocar placas indicando a alteração. Mas elas foram retiradas pelos moradores e os motoristas continuam trafegando em mão dupla.
“Ela aprovou esse projeto contra os interesses da comunidade do Jardim Jacinto. Isso vai nos prejudicar muito”, reclama o morador Emanuel Pereira.
Antes da mudança no trânsito, os moradores faziam um caminho curto, de pouco menos de 500 metros. Agora, o caminho ficou quase dois quilômetros mais longo.
Segundo os moradores dos bairros vizinhos, a mudança na mão de direção seria só mais uma tentativa da associação de moradores do Jardim Siesta para fechar o bairro. Eles contam que a prefeitura teria autorizado também o estreitamento da rua para colocação de uma cancela. Essa obra seria de um banheiro para os vigilantes que fariam o controle do acesso de quem entra e sai do bairro.
“Eu considero uma blindagem porque evitar que haja tráfego pra gente que mora no bairro aqui que é a única saída mais viável para o centro da cidade é o fim do mundo”, diz Reinaldo Faria.
“Foi um abuso contra a população que vive aqui porque, antes de tomar qualquer decisão, teria que ouvir o pessoal que vive no bairro, qual seria o impacto negativo para o outrro lado da população”, observa Geraldo Gualberto.
O processo de fechamento do Jardim Siesta começou há alguns anos e vem sendo feito as poucos. Com este estreitamento, a rua França também passou a ser de mão única. Na rua Peru, um muro impede a passagem de carros. Os moradores do Jardim Jacinto não concordam com as mudanças do vizinho e pediram providências à prefeitura.
“Estamos com 290 assinaturas inicialmente e esperamos que o prefeito Hamilton nos receba numa comissão para a gente poder discutir melhor a situação do nosso bairro aqui”, diz o morador Reinaldo.
Os representantes do Jardim Siesta não quiseram gravar entrevista, mas por telefone disseram que foi a prefeitura que fez todas as mudanças, inclusive a colocação de cancelas e vigia 24 horas na entrada do bairro. Nós questionamos quem estaria pagando pelas obras e eles disseram que é a associação dos moradores, mas com ordem da administração.
Já a prefeitura desmente. Diz que nunca autorizou as obras e nem a colocação de cancelas para fechar o bairro, pois isso atrapalharia o livre acesso ao local. Sobre a mudança na mão de direção, a Secretaria de Tráfego diz que que atendeu um pedido, já que a área é residencial e sofria com a passagem de veículos pesados.
Fonte: ValeNews