Jacareí: Palhaços ajudam pacientes da Santa Casa a esquecer a dor
terça-feira, 29 de março de 2011A cada quinze dias os pacientes que estão internados na Santa Casa de Misericórdia de Jacareí recebem uma visita inusitada – uma dupla formada por palhaços vestidos de médicos que distribui “pílulas que provocam sorrisos”.
Denominados Doutores Coloridos, os palhaços percorrem todas as alas do hospital, cantam, dançam, contam histórias e conversam com os pacientes. De acordo com a dupla de palhaços, formada pelo farmacista João Gonçalves (Tim Tim) e pelo autonômo Edinilson Moraes (Pipoca), o trabalho é voluntário e tem o objetivo de levar “amor e alegria” para os pacientes.
“O que queremos mesmo é colorir o hospital, levar alegria aos pacientes que estão em um ambiente onde existe muita dor”, afirmou Gonçalves.
Para Edinilson Moraes, o trabalho se transformou em uma missão.
“Tive câncer e fiquei internado em um hospital, depois disso vi que podia fazer algo para melhorar o dia a dia dessas pessoas”, contou.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Antonio de Paula Soares, o trabalho desenvolvido pelos voluntários vem ao encontro das atividades de humanização que são desenvolvidas pelos funcionários do hospital.
“O serviço prestado pelos palhaços tem grande valor, pois complementa o trabalho humanizado que os médicos e enfermeiras realizam no hospital, sempre visando em primeiro lugar o bem-estar do paciente”, afirmou.
Pacientes aprovam o trabalho dos Doutores Coloridos
A ala pediátrica da Santa Casa de Misericórdia é a mais animada com a presença dos palhaços no hospital. A estudante Rafaele Caroline dos Santos, 11 anos, moradora do Avareí, recebeu a visita da dupla na última quinta-feira (24) e se divertiu. “Achei muito legal, eles são engraçados e trazem alegria. Acho que a visita deles fortalece as crianças e fazem com que a gente esqueça um pouco da dor”, afirmou a paciente.
Para Renata César, mãe de Gabriele (7 anos), que está internada no hospital, o trabalho dos voluntários é “confortante”. “As crianças ficam assustadas, tristes e fragilizadas quando estão doentes e os voluntários trazem alegria para elas. Realmente fazem o dia no hospital mais feliz”, disse.
Fonte: Prefeitura de Jacareí