Jacareí realiza a Feira do Livro no sábado
quinta-feira, 24 de março de 2011A encontra Jacareí vai realizar no sábado (26) a Feira do Livro, que será aberta às 9h, na Biblioteca Municipal Macedo Soares (av. Nove de Julho, 215, Centro), com a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem e o lançamento do Programa de Leitura .
O evento terá como sedes a Biblioteca e o Parque dos Eucaliptos. A entrada é gratuita.
Durante a feira, o público pode participar de oficinas de “contação” de histórias grátis com a Trupe Sal da Terra, que também vai fazer intervenções com bonecos, palhaços e pernas-de-pau. “São duas oficinas simultaneamente, na Biblioteca e no Parque dos Eucaliptos”, diz a gerente da Biblioteca, a bibliotecária Reni Rezende da Silva.
A Trupe também vai fazer intervenções com bonecos, palhaços e pernas-de-pau.
O escritor cordelista Paulo Barja é um outro convidado a interagir com o público. Ele vai apresentar ao público a obra de 30 títulos de cordéis, lançado recentemente.
Crianças e também adultos podem conhecer mais sobre processo criativo com a escritora de literatura infantil Christina Hernandes, que faz palestra às 11h na Biblioteca Municipal.
À tarde, o poeta Geraldo Buta, de São Sebastião, apresenta “Poetas diversos em diversos versos”, programa de sua autoria, em que proclama autores brasileiros famosos como Drummond e Castro Alves e, num outro momento, as mesmas poesias são apresentadas em forma de música.
“Como março é o “Mês da Poesia”, a presença de Buta pode ser considerada uma forma de homenagem”, comenta Reni.
A feira, sem fins lucrativos, conta com parceiros, que vão ajudar com kits surpresas para o público e, em troca, recebem espaço para montar pequenos estandes. Na feira também foi reservado um espaço para o GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer).
Programa de Leitura – Na abertura da Feira do Livro, será lançado o Programa Municipal de Leitura, que tem como proposta criar a rotina de leitura em creches e escolas da rede municipal. De acordo com o secretário municipal de Educação, João Roberto Costa de Souza, a medida atende à resolução do PAR (Plano de Ações Articuladas) do Ministério da Educação que estabelece como meta esse programa.
“Sabemos que essa prática já acontece, mas com o programa, vamos sistematizar a ação de leitura. Todas as escolas serão orientadas a se organizar, conforme sua realidade, para garantir esse momento de leitura”, diz.
Fonte: Prefeitura de Jacareí
Mais notícias sobre Jacareí:
- Jacareí: Justiça decide que Fapija pode acontecer, mas sem barulho
- Equipe saltense de Tênis de Mesa disputa torneio em Jacareí
- Família tem a casa invadida e é feita refém por criminosos em Jacareí
- Jacareí: Cata-Treco estará no Igarapés no próximo sábado para a segunda etapa de coleta
- Polícia Militar prende casal suspeito de tráfico de drogas em Jacareí