Jacareí sedia a primeira fase regional do Mapa Cultural Paulista ?
quarta-feira, 16 de novembro de 2011Se você gosta de teatro, uma boa opção é ir até guia de Jacareí. A cidade sedia até o dia 20 a fase regional do Mapa Cultural Paulista, e 12 cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte participam dessa etapa da competição.
Aos poucos os personagens vão ganhando vida, e a expectativa dos atores aumenta. A atriz Naila Soler representa na peça a jovem piedade, uma menina cega que tem uma sede insaciável. E é com ela que a história se desenrola pelas águas do Rio Paraíba. “A cegueira é para representar aquilo que está na frente das pessoas, e elas não conseguem ver. Elas buscam a cura em outras fontes, mas na verdade a cura está dentro delas mesmas”, conta.
O enredo da peça mostra o folclore e as lendas que cercam o surgimento do rio. Abaçaí é uma serpente que tenta roubar a alma das mulheres, interpretado pelo ator Mauro Moraes, que quer roubar a atenção do público. “Eu fico mais no chão mesmo, eu não tenho esse corporal indígena que os outros atores tem. Então como eu faço a serpente eu fico rastejando somente no plano baixo, não tenho grandes movimentos”, conta.
O diretor da peça apostou no folclore regional para tentar se destacar no Mapa Cultural Paulista. “Morando em Aparecida, a figura do Rio Paraíba é muito importante para nós, juntamente com o milagre de Nossa Senhora Aparecida, nós resolvemos criar um espetéculo que falasse sobre isso, e fosse mais além do que as pessoas já conhecem, como a imagem, e nós estamos premeados de um folclore rico, e interessante aqui no Vale”, explica Souza Helias.
O grupo Estação Teatro de Aparecida ensaia há três meses para participar da evento, e hoje chegou o grande dia da apresentação.
Ao todo, 12 cidades participam da fase regional de teatro do Mapa Cultural Paulista. Apenas uma peça vai representar a região na segunda etapa do concurso. “Quem for representante regional, além de representar a região no Estado de São Paulo, vai receber um prêmio estímulo para poder se apresentar no mínimo em outras três cidades. É o que diz o Edital do Mapa Cultural Paulista”, explica o diretor da Fundação Cultural, Alcemir Palma.
Os grupos de teatro são avaliados por três jurados, que tem um olhar crítico e incentivador. “O grupo é bom quando escolhe um bom texto, quando tem uma boa direção, e quando nos surpreende com pessoas talentosas, maravilhosas, a gente acaba descobrindo verdadeiras joias aqui da região”, explica o jurado Sérgio Buck.
A fase regional do Mapa Cultural Paulista segue até o dia 20. As apresentações acontecem na Sala Mário Lago e no Educamais do Centro, com entrada gratuita. A peça vencedora será conhecida logo depois da última apresentação dos concorrentes locais.
Fonte: VNews