Motoristas de Jacareí protestam contra assaltos em ônibus
sexta-feira, 12 de abril de 2013Motoristas e cobradores de ônibus em Jacareí protestaram na manhã desta quinta-feira (11) contra assaltos registrados no sistema de transporte público. Durante duas horas, das 7h às 9h, eles realizaram a chamada ‘Operação Tartagura’, em que os ônibus circulam lentamente e atrasam o itinerário. O protesto complicou o trânsito no centro da cidade e deixou usuários sem alternativa de ir para o trabalho e escola. A frota já voltou a circular normalmente.
De acordo com o diretor do Sindicato dos Condutores, José Dailton de Faria, são frequentes os casos de assaltos em ônibus na cidade, o que coloca em risco a integridade dos profissionais. “Infelizmente tem sido comum [roubos em ônibus] e a categoria trabalha sem segurança. Nosso objetivo aqui hoje era chamar a atenção das autoridades”.
O protesto começou por volta das 7h na Rua Santa Cecília e seguiu até a Praça dos Três Poderes, onde fica a sede da prefeitura de Jacareí. Durante o trajeto, que tem cerca de dois quilômetros, os ônibus ficaram enfileirados ocupando uma das faixas da pista. Em frente à prefeitura, a categoria cobrou providências para que possam trabalhar com mais segurança.
“A Polícia Militar vai nos receber para uma reunião, mas também vamos até o prefeito para tratar essa questão. Queremos que ele interfira junto à Secretária de Segurança na cidade de Jacareí para garantir nossa segurança”, explicou Faria. Segundo o sindicato, só neste ano foram registrados 28 casos de assaltos em ônibus, que acontecem com mais frequência nas linhas do Lagoa Azul e Parque Meia Lua.
De acordo com a prefeitura, Jacareí tem em média 1.376.617 passageiros por mês, com uma frota de 100 ônibus. Em nota, a prefeitura afirmou que exigiu melhorias da Jacareí Transporte Urbano (JTU), concessionária que opera o transporte coletivo na cidade. A administração disse ainda que tem feito pedidos ao governo do estado por mais investimentos nas polícias civil e militar.
Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Associação Valeparaibana de Transporte Urbano, que representa a JTU informou que a empresa adota ações para inibir assaltos, como o uso de sistema de bilhetagem eletrônica, que reduz a circulação de dinheiro nos interiores dosveículos. A empresa disse ainda que encaminha um relatório mensal das ocorrências registradas.
Além disso, a JTU afirmou que está realizando um estudo sobre a implantação de sistema de monitoramento de imagens para os ônibus da frota.
Reunião com a PM
O Sindicato dos Condutores informou no fim da tarde desta quinta-feira (11) que foi positiva a reunião com a Polícia Militar. Os policiais teriam se comprometido na ocasião a colocar em prática ações efetivas para inibir a onda de assaltos na cidade.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Jacareí:
- Final de Semana tem música, cinema e teatro em Jacareí
- Walmart inaugura sua unidade na cidade de Jacareí ?
- Jacareí Rugby conquista novos talentos visitando os jovens nas escolas ?
- Jacareí (SP) tem o primeiro casamento civil gay do país
- Jacareí: crianças do bairro Jardim Real recebem visita do Papai Noel ?