Ópera Carmen encerra o Inverno Cultural em Jacareí
terça-feira, 2 de agosto de 2011A ópera Carmen, encenada pela primeira vez em Jacareí, lotou o auditório do EducaMais Espaço Centro nas duas apresentações realizadas sábado e domingo. Na sexta-feira, os ingressos já estavam esgotados. Mas para quem não conseguiu ver a estreia há uma segunda chance para assistir à ópera Carmen em guia de Jacareí.
No sábado (6), às 19h, a apresentação será no Centro de Convivência do Idoso – Viva Vida – rua Itapira, 260, Jardim Mesquita, tel.: 3953-2918 (o local tem capacidade para 200 pessoas). E domingo (7), às 20h, a ópera será encenada, em formato reduzido, na Igreja Católica do Parque Meia-Lua – rua Takeo Ota, 440, tel.: 3951-8560.
A história da cigana de Sevilha que encanta a todos será apresentada em quatro atos, em seu idioma original, o francês, com tradução simultânea em português. A montagem, realizada pela Brindisi – Produções Artísticas, com a direção geral e cênica de Paulo Abrão Esper, é beneficiada pela LIC (Lei de Incentivos à Cultura de Jacareí), com apoio da CCR NovaDutra, e conta com a participação direta de 80 profissionais.
“Carmen nasceu para ser concebido como um dos mais completos e articulados projetos beneficiados pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) de Jacareí, desde que a lei foi criada, e acredito que conseguimos atingir o nosso objetivo”, destaca Esper. Segundo ele, além da parte cultural, que envolve a música, teatro e cenografia, o projeto Carmen agregou oficinas de corte e costura para alguns figurinos, oficinas de adereços e construção de partes do cenário que a cada ato tem sua visualização diversificada.
A protagonista Carmen é interpretada pela mezzo soprano Mere Oliveira, que nasceu e mora em Taubaté. Vencedora de vários prêmios, entre eles o concurso nacional de música erudita de Araçatuba (2001) e o Maria Callas (2007), Mere tem no currículo apresentações na Europa, além de Argentina e Brasil. Esta é a terceira vez que Mere Oliveira interpreta Carmen. “Há anos estudo este papel (Carmen)”, diz. Apesar de ser “sua” terceira Carmen, a mezzo soprano Mere diz que cada encenação é um “novo papel”. “Pisar no palco sempre dá um frio na barriga. O público é sempre novo”, comenta.
A mezzo soprano comenta ainda que há uma grande preocupação com a técnica vocal e com a pronúncia do idioma francês. “O público precisa entender os fonemas. Não se pode cantar embolado. Não se pode subestimar o público, achar que ele não entende francês. De repente pode até ser que a grande maioria não entenda, mas se uma pessoa da plateia entender francês, pode repercutir muito mal se a interpretação não for boa.”
O papel de Don José, o cabo seduzido por Carmen, é do tenor Rodrigo Rangel, nascido em Jacareí. Ao contário de Mere, Rangel faz sua estreia como protagonista de uma ópera. “Don José é um personagem difícil, é um dos protagonistas da ópera, canta mais tempo. E além do lado musical, tem a encenação. É preciso mais que ser cantor, tem de ser ator também”, diz o tenor.
Para se preparar para o papel, Rangel começou os ensaios há seis meses. Nesse período, viajou à Espanha, onde teve aulas com o tenor catalão Joune Aragall, que já fez o papel de Don José. No Brasil, os ensaios são acompanhados pela pianista Maria Rasetti, que também participa do ensaio geral da ópera.
Resumo da ópera
A ópera Carmen tem duração de 2h30 e é apresentada em quatro atos. No primeiro ato, Carmen trabalha em uma fábrica de cigarros, quando se encanta por um oficial. Após travar uma briga com uma colega de trabalho, Carmen é detida pelo cabo Don José, que acaba seduzido por ela e a libertando – ele acaba ficando um mês preso.
No segundo ato, Carmen está com seus amigos na famosa Taverna de Lilas Pastia, em Sevilha. É neste ato que o público assiste à famosa cena do toreador Escamilo. “Talvez uma das partes musicais mais populares da história da ópera em todos os tempos”, comenta o diretor artístico Paulo Esper. Também no segundo ato, Don José sai da cadeia e concorda em desertar para seguir Carmen.
No terceiro ato, as montanhas e o contrabando são cenário, no qual Don José é avisado por Micaela que sua mãe está muito doente, com quem parte, sob o repúdio de Carmen. Don José promete voltar e se vingar de sua amada.
O último ato traz a desejada vitória do famoso toureiro Escamilo, que acaba de fato acontecendo, justamente no momento em que após uma grande discussão Don José apunhala Carmen e a mata diante de todos na praça.