Parque Meia Lua, em Jacareí, sofre com assaltos constantes
sexta-feira, 9 de novembro de 2012Um posto de combustíveis no Parque Meia Lua, em Jacareí, foi assaltado 15 vezes em 2012. A empresa é um exemplo da criminalidade no distrito que teve um aumento de 45% no índice de roubos registrados neste ano em relação ao ano passado.
O posto de combustíveis fica às margens da via Dutra e tem monitoramento 24h feito por oito câmeras. Além disso, o estabelecimento também segue normas de segurança, como deixar pouco dinheiro no caixa. Mesmo assim, sofre com assaltos constantes.
O roubo mais recente foi às 8h30 da última segunda-feira (5). Dois homens renderam funcionários e motoristas e fugiram com dinheiro. Um funcionário, que prefere não se identificar, já presenciou oito assaltos.
“Todos eles chegam, abordam os frentistas, clientes e ameaçam, xingam depois pegam o dinheiro e se evadem. A pé, de moto, atravessa e se evade para dentro do bairro”, diz.
Todos as ocorrências foram registradas na Polícia Civil. “Nenhuma providência foi tomada tanto pela Polícia Militar como pela Polícia Civil. Cadê a segurança nossa? Frentista ‘meu’ pedindo conta. Ficam com medo, eles ameaçam de morte. A gente vai fazer o boletim de ocorrência que eles pedem para fazer, mas não vem patrulhamento, não tem patrulhamento no bairro. Fica complicado falar de segurança. Hoje em dia Jacareí não tem segurança”, afirma o empresário que também não quis se identificar.
Segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública, de janeiro a setembro de 2011, o Parque Meia Lua registrou 58 casos de roubo. Em 2012 foram 84. Alta de quase 45%. Proporcionalmente, o crescimento é maior que o registrado em toda a cidade. De janeiro a setembro de 2011, foram 929 ocorrências desse tipo em Jacareí. No mesmo período de 2012, o número subiu para 982, aumento de quase 6%.
O capitão da Polícia Militar Relder Fialho afirma que já intensificou o patrulhamento na região. Ele acredita que a violência comece a diminuir depois da prisão de um jovem e um adolescente que seriam os responsáveis pela maioria dos assaltos.
“A situação já foi controlada porque no fim de semana apreendemos esses dois indivíduos. São sabemos até quando eles vão ficar presos, mas a Polícia Militar fez a parte dela. O patrulhamento está sendo itensificado com base comunitária móvel, rocam e esperar que os indivíduos fiquem presos o maior tempo possível”, explica.
Um dos detidos citados pela PM é um adolescente de 14 anos. Ele está na Fundação Casa de Jacareí. O outro rapaz foi liberado. Segundo a Polícia Civil ele tinha envolvimento com tráfico de drogas e não com os roubos no distrito.
Fonte: G1