Projeto propõe resgate da memória de Jacareí por meio de oficinas de graffiti
quinta-feira, 5 de setembro de 2013As histórias e lendas de Jacareí são o ponto de partida para a oficina Graffiti de Lembranças e Tradições, que será realizada em setembro e outubro, em cinco regiões da cidade.
Dirigida principalmente ao público adolescente (acima de 14 anos), a oficina tem como proposta difundir a pintura mural por meio do resgate de lendas e histórias de Jacareí. “Fizemos uma pesquisa com autores de livros, artigos e fotos sobre as histórias e lendas de Jacareí”, explica a coordenadora do projeto, Ivani Melo.
A oficina faz parte do projeto homônimo beneficiado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, com apoio da empresa CCR NovaDutra.
De acordo com Ivani, a oficina vai aliar a técnica do graffiti à memória da cidade. “A proposta é unir teoria e prática. Os alunos vão aprender a técnica do graffiti, inspirados nessas histórias e lendas da cidade, e passar para o papel, para em seguida transformar a ideia em pintura mural.” As oficinas serão ministradas por três artistas: Tainã Moreno, Angela Tuti e Chico Batista.
Os painéis produzidos durante as oficinas serão expostos em vários pontos da cidade. A ideia é também sensibilizar a população para a arte do graffiti. “Muitas vezes, as pessoas não têm consciência de que o graffiti é uma arte”, comenta. “Por isso a ideia de expor esses painéis, que chamam a atenção não só pelo simples fato de ser graffiti, mas que revelam uma identidade com Jacareí, que é uma das cidades mais antigas do Vale do Paraíba.
Queremos provocar um novo olhar para o graffiti, mas também mexer com a memória, a emoção das pessoas”, completa Ivani.
Como participar: Serão 20 vagas por oficina.
Os interessados podem ser inscrever diretamente nos locais, conforme a programação:
Setembro
7 e 8 (sábado e domingo): Comunidade Lagoa Azul (próxima do bairro Parque Meia-Lua) – avenida 1, 280
14 e 15 (sábado e domingo): EE Francisco Feliciano Ferreira da Silva (Escola Verdinho) – avenida Nove de Julho, 473, Centro
21 e 22 (sábado e domingo): Escola Estadual Profª Maria de Lourdes Vilela – rua 1, 161, Bandeira Branca
Outubro:
5 e 6 (sábado e domingo): EE Prof. Silvio José Secco – rua Junqueira Freire, 60, Jardim Santa Marina
12 e 13 (sábado e domingo): Quadra Poliesportiva da Comunidade do Jardim Pedramar – estrada Municipal do Tanquinho, Jardim Pedramar