USP chega a Jacareí mas já pensa em ampliar presença na cidade
segunda-feira, 24 de junho de 2013O convênio entre a Incubadora de Empresas de Jacareí e o ICB-USP (Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo) para a instalação de um laboratório de biotecnologia na cidade pode ser o início de um processo que culminará em uma unidade de ensino da melhor universidade da América Latina no município. A possibilidade foi apontada na manhã desta quinta-feira (20) pelo professor doutor titular da Agência USP de Inovação, Vanderlei Salvador Bagnato, durante evento de formalização da parceria, realizado na Incubadora.
O convênio, oficializado pelo prefeito Hamilton Mota, Bagnato e o vice-diretor do ICB, Benedito Corrêa, consiste na instalação de um laboratório nas dependências da Incubadora para atender, principalmente, na área de microbiologia (que estuda microrganismos como bactérias, fungos e vírus), a exemplo do desenvolvimento de métodos de esterilização e desinfecção de materiais, controle de contaminação e estudos clínicos para a indústria farmacêutica, entre outros.
“Não estamos aqui para sermos modestos e parar no laboratório. Queremos que Jacareí tenha a Universidade de São Paulo aqui. Estamos montando uma escola em Santos. Montamos uma em Guarulhos. E queremos estar em todo estado”, disse Bagnato, que é físico atômico-molecular.
Segundo o cientista, a procura pelos serviços do laboratório será fundamental para a ampliação da presença da USP na cidade. “Dependendo de como o laboratório é conduzido, ele desperta cada vez mais interesse e, com isso, tem que crescer e se torna atrativo não apenas para empresas, mas também para estudantes. E isso determina o futuro. Não é irreal a USP olhar para cá (Jacareí) como uma de suas frentes de expansão. Seria bom para ambas as partes e este (convênio) já é um passo importantíssimo.”
O projeto recebeu R$ 250 mil do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para instalação dos equipamentos em Jacareí. A Incubadora disponibilizou um espaço de aproximadamente 70 metros quadrados para a implantação do laboratório, o que ocorrerá em etapas. Inicialmente, o trabalho será desenvolvido pelo professor doutor Rodrigo Álvaro Brandão Lopes Martins, livre docente do Departamento de Farmacologia do ICB-USP e responsável pelo processo de implementação do laboratório em Jacareí – a intenção é a de ampliar o serviço gradativamente, e o número de pesquisadores também deve aumentar.
Além das empresas, a pesquisa poderá ainda ser desenvolvida para hospitais no tratamento e controle de doenças. A ideia também é oferecer, futuramente, cursos de extensão e especialização para funcionários de empresas e a comunidade em geral do Vale do Paraíba, o que reforça a possibilidade de uma unidade de ensino.
“Este é o primeiro passo que estamos dando junto com a USP. Jacareí tem uma vontade enorme de abrir-se para o mundo e tenho certeza de que esta parceria será um grande sucesso e trará ótimos resultados”, disse o prefeito Hamilton. “A cidade já tem uma força extraordinária na indústria: produzimos vidro, papel, papelão, bebidas, metalurgia, química, e é importante que isto esteja acompanhado de pesquisa e conhecimento”, completou Hamilton.
O prefeito lembrou o processo de instalação da Incubadora. “Foi uma grande luta. Mudamos de um local com 12 empresas e estamos em um com o dobro da capacidade de atendimento. Isto gera vários produtos e desenvolvimento. E eu acredito numa cidade com mais oportunidades e mais justiça social. Fico feliz por representar Jacareí em um momento histórico”, concluiu Hamilton.
Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Emerson Goulart, disse que a parceria concretiza um sonho. “Estou muito satisfeito. A equipe da secretaria trabalhou muito para que isso se tornasse realidade. A USP é uma parceria que nos trará conhecimento e ampliará os serviços oferecidos pela Incubadora, e fico feliz também com a possibilidade de a parceria avançar.”
Também participaram da cerimônia o diretor da Rede Paulista de Inovação (parceira da prefeitura na incubadora), Eugênio Brito; o diretor da incubadora, Marco Faria; o vice-presidente da Câmara de Jacareí, Arildo Batista (representando o Legislativo); secretários e diretores municipais e vereadores, entre outras autoridades civis e militares, além dos responsáveis pela implantação do projeto, o diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Alexandre Sant’Anna e o professor Rodrigo Martins.
O instituto – Criado em 1968, o ICB-USP dedica-se ao ensino e à pesquisa nas áreas das Ciências da Saúde, em sete departamentos: imunologia, parasitologia, fisiologia e biofísica, biologia celular e do desenvolvimento, anatomia, microbiologia e farmacologia. Segundo o instituto, a meta é inovar na biomedicina, na cura de doenças e nos métodos para prevenção e manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida.
A incubadora – A Incubadora de Empresas de Jacareí é um programa de assistência temporária a empresas em fase inicial, e oferece aos empreendedores infraestrutura e serviços de orientação jurídica, ao gerenciamento de negócios, comercialização dos produtos, exportação e assessoria na busca por novas tecnologias, entre outras ações de acordo com a necessidade e perfil. Atualmente, são 18 empresas “incubadas”.
O prédio fica na rodovia Geraldo Scavone, 2.080, Jardim Califórnia. Mais informações pelo telefone (12) 3958.4422, pelo e-mail administracao@incubadora-jacarei.com.br, ou pelo site.
Fonte: Prefeitura Jacareí