Vovô do tráfico é preso em Jacareí
quarta-feira, 19 de setembro de 2012Um homem de 69 anos foi preso na manhã de ontem por policiais da Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) de São José por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. O flagrante aconteceu no bairro Jardim Florida, em Jacareí. Na casa do suspeito José Rosa de Oliveira, a polícia apreendeu quatro quilos de maconha, 800 gramas de cocaína e um revólver calibre 38, com a numeração raspada.
O ponto de venda de entorpecentes já era investigado pela Dise havia cerca de 20 dias. Mas a idade do criminoso chamou a atenção da polícia.
“Tínhamos essa informação, de que havia o tráfico de drogas no local e que era praticado por uma pessoa mais velha. Mas não imaginávamos que seria alguém com quase 70 anos”, disse o delegado da Dise, Darci Ribeiro.
Parte da droga estava escondida na laje da residência e o restante em uma lata de tinta na cozinha. Rosa, que mora sozinha, confessou que era dono da droga. Há oito meses ele vendia entorpecentes no local.
Capivara
Ele já havia cumprido pena de sete anos de prisão pelos mesmos crimes e estava em liberdade desde 2008.
Em entrevista, o auxiliar de carpintaria disse que voltou para o crime por falta de oportunidade. “Tentei arrumar emprego depois que sai da cadeia, fui bater na porta de várias empresas, mas com a idade que eu tenho, analfabeto e ex-presidiário, quem vai dar emprego para mim”, disse o ‘Vovô’.
O suspeito é separado da esposa e tem uma filha de 15 anos. Em janeiro, o traficante completa 70 anos. “Fui cabeça fraca e peguei ‘corda’ furada, agora paciência”, declarou ele.
Prisão
O acusado foi encaminhado para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de São José. Ele vai responder pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma. A pena mínima para esses crimes é de nove anos de prisão. Apesar da idade avançada e do tempo da última condenação, a reincidência dos crimes pode agravar a situação do traficante.
“Ele apresenta o que chamamos de reincidência específica nos dois crimes, o que para a Justiça pode ser um agravante da pena”, disse Ribeiro.
Asilo Penitenciário
Segundo dados do Ministério da Justiça, O Estado de São Paulo tem atualmente 1.484 presos com mais de 60 anos, pouco menos de 1% da população carcerária do Estado, que é de aproximadamente 174 mil detentos.
Fonte: Rede Bom Dia